Cuiabá (MT), 08 de dezembro de 2019 - 19:57

? ºC Cuiabá - MT

Saúde

04/12/2019 07:25 R7

Veja 10 alimentos proibidos para quem está com dengue

Limão, tomate, vinagre e amêndoas fazem parte da lista que conta com salicilatos em sua composição e levam perigo durante o tratamento da doença.

Você deve ter ouvido falar que medicamentos que têm ácido acetilsalícilico na fórmula não devem ser consumidos em caso de dengue, já que essa substância reduz a atividade das plaquetas do sangue e pode aumentar o risco de hemorragia. Ou seja, em vez de trazer melhora, agrava o quadro. Além de beber bastante líquido e seguir uma dieta equilibrada, é preciso tomar cuidado e evitar alimentos que contenham salicilatos, como a maçã. Veja a seguir outros alimentos que podem agravar a doença.

"Seguir uma dieta pobre em salicilatos significa ingerir alimentos que tenham pouca quantidade de salicilatos na sua constituição. O ácido acetilsalícilico e os seus derivados, os salicilatos, podem ser encontrados em alguns alimentos, entre eles frutos, como damascos, cerejas, groselhas, melão, laranjas, pêssegos e ameixas", observa a nutricionista especialista em Fisiologia do Exercício, Nutrição Clínica e Gastronomia Funcional, Karyna Pugliese.

Segundo a nutricionista Karyna Pugliese, os derivados salicílicos diminuem a biodisponibilidade da vitamina C, os níveis séricos de folato, ferro, potássio e as proteínas plasmáticas. "Ao mesmo tempo, aumentam a excreção urinária das vitaminas B1, B6 e K. Podem provocar alterações gástricas, hipotensão, alergia, distúrbio do equilíbrio ácido-básico e fenômenos hemorrágicos que poderão gerar anemia", completa a profissional, que observa que uva é um dos frutos que deve ser evitado.

O paciente com dengue também deve passar longe de refrigerantes e outras bebidas com gás. Até mesmo a água pode ser vilã nesse caso!

Se você é fã de tomate, terá que evitar por um tempo, pois ele pode atrapalhar na recuperação de quem está com dengue.

Sabe aquele suco de limão rico em vitamina C? Também está proibido, já que contém salicilatos.

 


Fale Conosco

Fone (65) 3023-2102
redacao@maxnoticias.com.br

 

Assessoria Jurídica.

Marcos Davi Andrade

Copyright 2015 - Todos os direitos reservados.
Max Notícias.

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo