Cuiabá (MT), 15 de setembro de 2019 - 09:00

? ºC Cuiabá - MT

Noticia

13/09/2019 13:16

Saúde exige sala e antiga gestão teme por documentos históricos

O Governo de Mato Grosso determinou a retirada de todos os prontuários médicos de antigos pacientes do Hospital Estadual Santa Casa da sala em que estão atualmente.

Conforme Daniel Pereira, diretor-administrativo da antiga gestão - que deixou o comando da unidade desde que o Governo assumiu -, existem documentos da época de abertura do hospital, com mais de 200 anos.

Hoje toda a papelada com informações de pacientes, funcionários e história da Santa Casa estão armazenada em uma sala de 300 metros quadrados dentro do prédio da unidade médica, que foi reaberta pela Secretaria de Saúde em julho. Segundo Pereira, o Estado ofereceu um espaço de apenas 50 metros quadrados.

“São muitos documentos. Nós temos os prontuários que temos que guardar por 20 anos. Nós não temos para onde ir, não tem dinheiro. Nossas contas estão todas bloqueadas”.

A primeira notificação foi enviada em agosto dando um prazo de cinco dias para o deslocamento dos documentos, a partir de 26 de agosto.

A antiga equipe administrativa recorreu, mas a nova notificação, enviada no dia 3 de setembro, deu o período de apenas 24 horas para desocupação do espaço.

Questionado sobre a possibilidade de digitalização dos documentos, Pereira disse que a ideia foi cogitada, porém não há pessoal para realizar a tarefa.

“Para digitalizar precisamos de pessoas. Hoje nós só estamos com cinco. Então nós precisamos de espaço, mas esse porão não dá”, afirmou.

Outro lado

A Secretaria de Estado de Saúde (SES), por meio de nota, disse que, desde a publicação do decreto que implementou a Requisição Administrativa dos bens móveis e imóveis da Santa Casa, ficou estabelecido que o Estado pagará uma indenização mensal à Sociedade Beneficente.

Em acordo, o Governo chegou a permitir a permanência temporária da antiga diretoria. No entanto, diante da necessidade de implementação de novos serviços médicos à população, a atual gestão solicitou o espaço total do hospital.

Fonte:https://www.midianews.com.br/c


Fale Conosco

Fone (65) 3023-2102
redacao@maxnoticias.com.br

 

Assessoria Jurídica.

Marcos Davi Andrade

Copyright 2015 - Todos os direitos reservados.
Max Notícias.

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo