Cuiabá (MT), 15 de outubro de 2019 - 12:50

? ºC Cuiabá - MT

Curiosidade

12/04/2019 17:00

Aos 104 anos, pescador que tirou o sustento dos 24 filhos do Rio Cuiabá diz sentir saudades do passado

Por Elias Neto, TV Centro América

Aos 104 anos, o pescador aposentado Benedito Borges dos Santos sente saudades da época em que vivia no Rio Cuiabá, de onde tirava o sustento da família. Em entrevista ao jornalista Elias Neto, na série Cuiabá 300 anos, ele não conteve a emoção ao se lembrar daquele tempo.

“Até choro de vontade de voltar naquele tempo bom. Desde de criança eu ficava na canoa com papai segurando a jiripoca, puxando a linha’’, contou.

Quando soube que daria entrevista, Benedito vestiu a melhor roupa para falar da própria história e disse que a vida no rio foi dura, mas nunca perdeu a alegria de trabalhar e guarda boas lembranças da época.

“Criei 24 filhos só com o dinheiro do Rio Cuiabá, só com o dinheiro do peixe. Eu amanhecia pescando, rindo e tratando todo mundo bem, nunca precisei desmoralizar ninguém e nunca roubei uma peleja de ninguém. Acho que estou vivo até agora por causa de muitas palavras boas que falavam para mim’’, relatou.

 

Marize Borges dos Santos, uma das filhas de Benedito, disse que na época a quantidade de peixe no rio era maior. “Comemos muito peixe da hora, pacu, dourado, curimbatá, mamãe fazia muito ensopado. Tinha tanta fartura de peixe”, contou.

A bisneta dele, Maria Paula Pinho, afirmou que tem orgulho do avô e que o admira pela pessoa que ele é e representa para a família.

"’Tiveram vários meios dele [Benedito] conseguir dinheiro e fez com o próprio suor, conseguiu sustentar os 24 filhos com o peixe. Acho ele um homem muito trabalhador, honesto e muito humilde"’, contou.

Marize Borges dos Santos, filha do Benedito fala dele com gratidão e carinho. ‘’Eu sinto muito orgulho do meu pai. Meu pai é um exemplo para mim’’, expressou.

Seo Benedito foi um dos personagens da reportagem de Elias Neto sobre o Mercado do Porto e a Feira do Porto.

A Feira do Porto começou no Museu do Rio, mudou para o Porto no Campo do Bode e há 24 anos está no localizada próximo a orla do Porto, prédio construído especificamente para atender aos feirantes da região.


Fale Conosco

Fone (65) 3023-2102
redacao@maxnoticias.com.br

 

Assessoria Jurídica.

Marcos Davi Andrade

Copyright 2015 - Todos os direitos reservados.
Max Notícias.

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo