Cuiabá (MT), 21 de maio de 2022 - 23:47

? ºC Cuiabá - MT

Análise e Opinião.

13/05/2022 08:03

NOVAS FORMAS DE TRABALHO: AFINAL O QUE DE FATO SIGNIFICA "TRABALHO HÍBRIDO?"

Porém, o trabalho híbrido significa coisas diferentes para cada empresa. A Robert Walters entrevistou milhares de funcionários em todo o mundo. Também abordaram seus líderes internos em todo o mundo e se basearam em pesquisas recentes e opiniões de especialistas compartilhadas por outros líderes de pensamento.

Muitas empresas adotaram o trabalho híbrido acreditando que o modelo oferece apenas dois dias de trabalho remoto como regra, onde os funcionários vão presencialmente ao escritório às Segundas, Quartas e Sextas-feiras.

Porém o trabalho híbrido vai muito além disso.

Se sua empresa tem uma entidade de negócio física, que dá a opção dos funcionários de comparecerem ao escritório quantas vezes eles quiserem ou quantas vezes a empresa exigir, já é considerado trabalho híbrido. Se sua empresa não possui um espaço físico que flexibilize a ida dos funcionários ao escritório, então este modelo é chamado remoto.

Mas o que esperam os funcionários?

Mais de 80% dos profissionais gostariam de ter mais flexibilidade no trabalho no futuro, e mais de 70% afirmam que estão considerariam uma nova oportunidade se a mesma oferecer o trabalho híbrido.

Se tem algo de positivo que a pandemia nos trouxe foi a aceleração da transformação digital, e com isso muitos pontos que antes não eram falado, porém importantes, começaram a ser discutidos. Como a necessidade de algumas empresas de infantilizar os funcionários no quesito de precisar ""vigia-los"" o tempo todo para garantir que estão produzindo e entregando os resultados.

O trabalho remoto durante a pandemia mostrou que a maioria dos profissionais entregam um trabalho de alta qualidade e se dedicam tanto quanto, ou até mais, do que quando estão presencialmente em um escritório.

Considerando os pontos mencionados acima, as empresas começam a enxergar o trabalho híbrido como uma forma de atração e retenção de talentos.

Atrair talentos

Uma grande proporção de profissionais e trabalhadores do conhecimento está aberta a novas oportunidades de emprego este ano - e uma grande maioria diz que a perspectiva de um trabalho híbrido os torna mais propensos a aceitar uma oferta de emprego.

Reter de talentos

Ao compreender as preferências dos funcionários por estilos de trabalho híbridos, os empregadores podem construir uma proposta de valor para o empregador que faça as pessoas quererem ficar.

Em contrapartida, muitos colaboradores podem ser um "risco de fuga" se se sentirem confusos ou incertos sobre os planos de trabalho do seu empregador.

Os benefícios potenciais do trabalho híbrido podem ser numerosos, mas o trabalho híbrido também apresenta alguns desafios. Deixados não detectados ou ignorados, eles podem levar a um declínio no moral da equipe, uma deterioração da cultura, menor produtividade, maior rotatividade de pessoal e danos à proposta de valor do empregador.

Em resumo, confira 4 descobertas chave que podem fazer a diferença na sua gestão do trabalho híbrido:

O trabalho híbrido pode ser um recurso poderoso

Com as estratégias certas em vigor, o trabalho híbrido pode permitir que os empregadores contratem e mantenham uma força de trabalho mais diversificada, produtiva e saudável. As propostas de valor para o empregador que enfatizam a flexibilidade, inovação e inclusão tendem a ressoar entre os funcionários atuais e potenciais.

O trabalho híbrido requer equilíbrio

O trabalho híbrido requer flexibilidade de ambos os lados. Novos métodos de trabalho devem ser testados, medidos e refinados continuamente. Os empregadores podem analisar dados para avaliar o uso e os resultados. E a retenção de talentos é impulsionada quando os empregadores procuram, ouvem e respondem aos comentários dos funcionários sobre os pilotos e protótipos.

O trabalho híbrido deve ser adaptado

Quando se trata de trabalho híbrido, um tamanho não serve para todos, portanto, a flexibilidade também deve ser aplicada aqui. As ferramentas e técnicas de trabalho híbridas serão adequadas a funções de trabalho específicas e estilos de trabalho individuais, portanto, os sistemas e as políticas devem ser ágeis o suficiente para se adaptarem.

Os gerentes de contratação devem ser claros com os candidatos sobre como o trabalho híbrido funcionará para funções específicas.

A maioria dos trabalhos híbridos ainda exigirá escritórios corporativos

Para muitas organizações, os espaços de trabalho físicos continuarão a desempenhar um papel central nas propostas de valor para o empregador. Novamente, a flexibilidade será fundamental. Os escritórios precisam continuar evoluindo à medida que as organizações aprendem mais sobre estilos e processos de trabalho produtivo. Quando os escritórios são destinos onde as pessoas desejam ativamente passar o tempo, eles podem ser um recurso para contratar e reter talentos.

Da redacao:  Patricia Bueno Mussi.


Fonte: Mundo RH


Fale Conosco

Fone (65) 3023-2102

Patricia Bueno Mussi
[email protected]

 

 

Assessoria Jurídica.

Marcos Davi Andrade

Copyright 2015 - Todos os direitos reservados.
Max Notícias.

Crie seu novo site Go7
vers�o Normal Vers�o Normal Painel Administrativo Painel Administrativo