Cuiabá (MT), 15 de janeiro de 2021 - 22:12

? ºC Cuiabá - MT

Agenda

10/11/2019 23:16

Professora de 59 anos faz o Enem em MT e quer voltar a estudar: 'Não podemos parar no tempo'

A professora aposentada Silvia Tourinho, 59 anos, compareceu para o segundo dia de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), neste domingo (10), em Cuiabá.

Formada em Letras, ela disse que pretende fazer outra faculdade. “Depois de criar filhos e netos, agora estou tentando uma chance de estudar um pouco mais”, afirmou.

Ela pretende cursar biologia. “Estou com mais esperança em biologia, área que me dava melhor no tempo da escola. Parei de estudar nos anos 80, quando me formei em Letras, no Rio de Janeiro", contou a candidata.

Além da vontade de ingressar na faculdade novamente, ela vê o Enem como uma possibilidade de atualizar o conhecimento.

“Não podemos parar no tempo. O mundo está evoluindo e eu quero acompanhar o mundo dos meus netos”, declarou.

Ela tem três filhos e dois netos. Todos os filhos fizeram curso superior na UFMT, em ciência da computação, engenharia sanitária e arquitetura.

“Agora quero acompanhar os netos e estar pronta pra ver o futuro deles e poder ajudá-los”, disse.

 

Horário das provas

Os portões dos locais de prova foram abertos às 11h - horário de Mato Grosso - e serão fechados às 12h. Neste domingo (10), segundo dia de prova, os estudantes terão cinco horas para responder a 45 questões de matemática e 45 de ciências da natureza.

As provas iniciam às 12h30. A partir das 14h30 os alunos podem sair do local de provas, sem o caderno de questões e às 17h30 os candidatos podem sair do local de provas, com o caderno de questões.

Os candidatos terão cinco horas para responder a 45 questões de matemática e 45 de ciências da natureza.

 

Enem em MT

Ao todo, 65.308 candidatos devem prestar o Enem neste domingo, em Mato Grosso, segundo dados foram divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Segundo o Inep, foram inscritos 88.122 candidatos. No entanto, apenas 65.308 compareceram no primeiro dia de prova, realizada no domingo (3).

 
Canetas usadas no Enem devem ser pretas, de tubo transparente — Foto: Marcelo Brandt/G1; Juliane Monteiro/G1 (arte)Canetas usadas no Enem devem ser pretas, de tubo transparente — Foto: Marcelo Brandt/G1; Juliane Monteiro/G1 (arte)

Canetas usadas no Enem devem ser pretas, de tubo transparente — Foto: Marcelo Brandt/G1; Juliane Monteiro/G1 (arte)

 

O que pode ou não pode levar no Enem

Esta edição do exame veio com uma regra extra: se qualquer aparelho eletrônico fizer barulho, o candidato será eliminado. Isso significa que os celulares deverão ficar desligados e com alarmes desativados, mesmo dentro dos envelopes lacrados.

Há itens OBRIGATÓRIOS e outros que são PROIBIDOS. Veja abaixo quais são:

OBRIGATÓRIO: A caneta deve ser esferográfica, de tinta preta, fabricada em material transparente.

OBRIGATÓRIO: O acesso à sala de provas só será permitido mediante a apresentação de um documento de identificação original e com foto, como: identidade, carteira de registro nacional migratório, carteira de trabalho, certificado de reservista, passaporte e carteira de motorista (CNH).

PROIBIDO: Telefones celulares e quaisquer equipamentos eletrônicos devem ser desligados e guardados em um envelope lacrado, que permanecerá debaixo da carteira. Entram na lista: calculadoras, agendas eletrônicas, tablets, ipods, gravadores, pen drive, relógio, chaves com alarme, fones de ouvido e gravadores.

PROIBIDO: Lápis, caneta de material não transparente, lapiseira, borracha, régua, corretivo, livros, manuais e anotações são proibidos – devem ficar guardados no envelope.

PROIBIDO: Óculos escuros, bonés, chapéus, viseiras ou gorros não são permitidos.

 

Fale Conosco

Fone (65) 3023-2102

Patricia Bueno Mussi
redacao@maxnoticias.com.br

 

 

Assessoria Jurídica.

Marcos Davi Andrade

Copyright 2015 - Todos os direitos reservados.
Max Notícias.

Crie seu novo site Go7
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo